Parque Estadual da Serra do Papagaio

Refúgio de biodiversidade na Serra da Mantiqueira

Conteúdo deste artigo:

Introdução

O Parque Estadual da Serra do Papagaio, em Minas Gerais, é um refúgio de paisagens exuberantes, com montanhas imponentes, cachoeiras cristalinas e rica biodiversidade. As cidades da região não só oferecem lazer, cultura e tranquilidade, mas também proporcionam experiências de aventura com o ecoturismo e vivência com a natureza, além é claro da sempre presente experiência gastronômica que achamos em qualquer lugar de Minas Gerais!

Localização

O Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP) está situado no sul do estado de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. Com bioma da mata atlântica tem sua área total de 25.888 hectares, segundo dados do Instituto Florestal do Estado de Minas Gerais.

Um dos pontos de referência do PESP é a cidade de Aiuruoca/MG. De São Paulo/SP até Aiuruoca, são aproximadamente 380 km. De Belo Horizonte/MG até lá, são aproximadamente 420 km. O nosso ponto de saída foi São José dos Campos/SP e o trecho é de aproximadamente 260 km, que fazemos em aproximadamente 4 horas de viagem.

Mirante de Observação do Pôr do Sol – Aiuruoca/MG

Apesar de ser uma jornada relativamente grande, dependendo do tempo que se tem disponível para fazê-lo, o trecho é cênico e exuberante. No caminho passamos por trechos da Estrada Real e locais que merecem um tempo de contemplação por si só. O Túnel da Mantiqueira, em Passa Quatro/MG, é um dos atrativos que conhecemos no caminho (veja mais em: Passa Quatro/MG – Mais uma vez em Minas!).

Data da Viagem

Fizemos a viagem em Julho de 2023. Este é um excelente período para a visita. É a época da “seca” e do friozinho. Como a nossa intenção era fazer trilhas de montanhas e trilhas 4×4, a visita seria melhor aproveitada neste período. Caso queira visitar o local, a época mais indicada é entre abril e setembro, no entanto, em qualquer época do ano é um excelente destino em diversos aspectos.

Atrativos Visitados

Pico do Papagaio: Um Desafio Inesquecível na Serra do Papagaio

O Pico do Papagaio, situado na Serra do Papagaio em Minas Gerais, a aproximadamente 2100 metros de altitude, é um destino que atrai aventureiros e amantes da natureza de todo o Brasil. O cume, com suas formações rochosas únicas que lembram o bico de um papagaio (se bem que, depende muito do ângulo e ponto de vista, rs), oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da região, recompensando os bravos que enfrentam a desafiadora trilha de acesso.

Cume do Pico do Papagaio, na Serra do Papagaio, MG.
Cume do Pico do Papagaio – Altitude de 2100 metros.
A Jornada até o Topo

A aventura começa em Aiuruoca, cidade histórica aos pés da serra. A trilha, com aproximadamente 7 km de extensão (14 km de ida e volta) e nível de dificuldade elevado, exige preparo físico e mental. Ao longo da caminhada, a rica biodiversidade da Serra do Papagaio se revela em cada passo, não apenas de forma visual, como também provocando todos os outros sentidos, com o cantar dos pássaros, cheiro de mata e ar puro. Mata atlântica exuberante, fauna diversificada e riachos cristalinos compõem o cenário, proporcionando momentos de contemplação e conexão com a natureza.

Conquistando o Cume

Após aproximadamente 4 horas de trilha, a recompensa final chega: o cume do Pico do Papagaio. Não só a vista do topo é simplesmente arrebatadora, mas também o sentimento de missão cumprida. As montanhas da Serra da Mantiqueira se estendem até onde a vista alcança, criando assim um panorama de tirar o fôlego. Sentir a brisa fresca no rosto, o sol aquecendo a pele e a vastidão do horizonte à sua frente são experiências que marcam para sempre.

Confira no YouTube o vídeo da trilha para o Pico do Papagaio

Pico do Santo Agostinho: Trilha épica no coração da Serra do Papagaio

O Pico do Santo Agostinho, com seus imponentes 2.359 metros de altitude é o ponto culminante do parque e um dos maiores desafios para os amantes do trekking no Brasil.

Pico do Santo Agostinho, no Parque Estadual da Serra do Papagaio, em Alagoa, MG.
Pico do Santo Agostinho em Alagoa/MG
A Jornada até o Topo

A aventura começa na região da charmosa cidade de Alagoa, mais precisamente no bairro do Garrafão. A trilha, com aproximadamente 6 km de extensão (12 km de ida e volta) e nível de dificuldade moderado para elevado, assim como o Pico do Papagaio, exige preparo físico e mental dos aventureiros. Ao longo da caminhada, você irá se deparar com a rica biodiversidade da Serra do Papagaio. Mata atlântica preservada, campos de altitude com flores exóticas e fauna diversificada compõem o cenário, proporcionando assim, momentos de contemplação e conexão com a natureza.

Desafios e Recompensas:

A trilha para o Pico do Santo Agostinho é um verdadeiro teste de resistência. Subidas íngremes, sol quente nos campos abertos e a altitude elevada exigem força física e determinação. Mas a recompensa no final é indescritível, após quase 3 horas de caminhada, o cansaço é quebrado com a paisagem e o sentimento de missão cumprida.

Do cume do Pico do Santo Agostinho, você terá a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Se estiver atento, consegue ver não apenas outros pontos de interesse do PESP, como os Picos do Chapéu, Canjica e Papagaio, o Vale do Garrafão, mas também a Serra Fina e até mesmo parte do PN do Itatiaia no horizonte, visto que, na região, as montanhas da Serra da Mantiqueira se estendem até onde a vista alcança, criando um panorama único e memorável.

Confira no YouTube o vídeo da trilha para o Pico do Santo Agostinho

Vale dos Garcias e Cachoeira dos Garcias em Aiuruoca

O que é o Vale dos Garcias?

O Vale dos Garcias é um local paradisíaco situado em Aiuruoca, no sul de Minas Gerais. É um vale verdejante, cercado por montanhas. A região é conhecida por suas paisagens exuberantes, cachoeiras cristalinas e trilhas certamente desafiadoras.

A Cachoeira dos Garcias

A principal atração do Vale dos Garcias é a Cachoeira dos Garcias. Uma queda d’água de 30 metros de altura, formando uma piscina natural de águas cristalinas, que, embora linda, pode apresentar riscos, por sua profundidade (que pode chegar até 5 metros) e também pelas pedras escorregadias no local, por isso, cuidado ao banhar-se por ali. A cachoeira forma o Ribeirão do Papagaio, que vai desaguar no Rio Aiuruoca. A cachoeira está localizada em uma propriedade privada, por isso, se informe antes da visitação. No dia da visita não pagamos qualquer taxa para ir até a cachoeira.

Cachoeira dos Garcias, no PE Serra do Papagaio.
Cachoeira dos Garcias – Aiuruoca/MG
Outras atrações
  • Trilhas: Há diversas trilhas no Vale dos Garcias, com diferentes níveis de dificuldade. As trilhas levam a outras cachoeiras, mirantes e pontos de interesse da região.
  • Restaurante do Casal Garcia: Um restaurante que serve comida típica mineira, com vista para a Cachoeira dos Garcia.
Como chegar:

O Vale dos Garcias está localizado a 14 km do centro de Aiuruoca. O acesso pode ser feito por carro, moto ou bicicleta, no entanto, a maior parte do caminho é feito por estrada de terra, em um caminho acidentado. Na época da visita vimos diversos tipos de carros percorrendo o trecho, uns com mais facilidade do que outros. Veículos 4×4 certamente não terão quaisquer dificuldades para explorar a região e com certeza conseguirão desbravar ainda mais o local.

Planejando sua Aventura

A fim de garantir uma experiência segura e gratificante, é fundamental se preparar adequadamente antes de iniciar a trilha:

  • Condição física: Tenha atenção ao seu preparo físico para a caminhada. Treinar com antecedência para garantir preparo físico para a caminhada é importante.
  • Faça a lição de casa: Informe-se antes das condições da trilha e das regras do parque/propriedade que irá visitar, dessa forma não terá imprevistos ao chegar no destino.
  • Equipamentos: Usar roupas e calçados apropriados para trekking, além de levar água na quantidade correta, protetor solar e repelente.
  • Condições climáticas: Fique de olho na previsão do tempo antes, durante e depois da ida. O tempo é seu amigo e inimigo. Tenha atenção as mudanças climáticas, pois isso pode afetar o terreno e sua navegação pela trilha.
  • Respeite a natureza: Tudo o que levou durante a trilha/caminhada deverá voltar com você. Portanto, não deixe nenhum lixo/resíduo na natureza!

Instituto Estadual de Florestas – IEF – Parque Estadual da Serra do Papagaio

Tracklog Pico do Papagaio no Wikiloc

Trakclog Pico do Santo Agostinho no Wikiloc

Siga-nos também no Instagram e YouTube para mais conteúdo desse destino e vários outros.

rekrotas no Instagram (@rekrotas)

rekrotas no YouTube (@rekrotas)