Pedra da Macela | Cunha/SP

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Conteúdo deste artigo:

Objetivo e Dados da Trilha

A Pedra da Macela, localizada na divisa entre Cunha (SP) e Paraty (RJ), é um dos picos mais altos da Serra da Bocaina. Com seus 1840 metros de altitude, oferece uma vista imponente aos que chegam ao topo do mirante para vislumbra-la, além é claro, da deslumbrante vista da Baía de Paraty e das montanhas circundantes. É um destino perfeito para quem busca aventura e contato com a natureza, com trilhas desafiadoras e paisagens exuberantes.

Tipo: Caminhada

Dificuldade: Fácil para Moderada (Depende do Preparo Físico)

Distância: 2,4 km (aprox. 5km ida e volta)

Tempo até o objetivo principal: de 1 hora a 1h30 de subida (2h30 aprox. para ida e volta)

Elevação: Mínimo de 1452 metros e Máximo de 1783 metros

Data da última visita: 21/05/2024

Tracklog do Wikiloc

Powered by Wikiloc

Localização

A Pedra da Macela está localizada no setor Pedra da Macela do Parque Nacional da Serra da Bocaina, geograficamente, a pedra fica em Paraty (RJ), mas o acesso aos mirantes para observação se dá pela cidade de Cunha (SP). Para chegar à portaria, partindo de Cunha, siga pela Rodovia Cunha – Paraty até o km 66. Vire à esquerda em direção ao Bairro Pedra da Macela/Bairro das Gramas e siga por mais 5 km em uma estrada mista de terra e bloquetes.

Infraestrutura

Ao sair da Rodovia Cunha – Paraty, a estrada de acesso nem sempre está em boas condições. Os trechos de terra podem ter erosões e os trechos de bloquetes também podem apresentar avarias, dificultando assim o acesso para alguns tipos de veículos. Mas não se intimide, vimos pelo estacionamento do parque todos os tipos de veículos, de sedans de luxo, coupés esportivos, passando por SUVs, carros populares, até veículos 4×4 preparados para aventura off-road (um exagero para esse caso, diga-se passagem). Dessa forma o que recomendamos é, planeje-se e esteja preparado para um possível terreno acidentado e dificuldades na estrada de acesso.

Há algum tempo o local vem implementando melhorias de infraestrutura para melhor receber os visitantes, desta forma, temos algumas facilidades. Logo na entrada existe uma guarita onde ficam vigias 24h, passando por ela, há muitas vagas de estacionamento. Ainda por ali também existe um ponto de abastecimento de água e um banheiro seco.

Ao chegar e estacionar, informe-se com os guardas sobre a visitação e as possibilidades no local. Em todas as visitas que fizemos por lá, sempre paramos para conversar com eles a fim de nos atualizar sobre os atrativos e sobre o local, eles são sempre muito solícitos e educados, e como esperado, são bem informados sobre a região.

Valores/Ingressos

Até a data de publicação deste post, não existe qualquer tarifa para o acesso ao parque, sendo assim, não há qualquer custo para subir até os Mirantes da Pedra da Macela. Basta chegar até o local e partir para a caminhada.

Preparativos

O acesso aos mirantes da Pedra da Macela se dá por uma estrada de subida constante e muitas partes bem íngremes, o que pode ser uma dificuldade para quem estiver fora de forma ou tenha algum problema de redução de mobilidade, problemas de articulação, etc. Minha mãe, de 67 anos, subiu e desceu tranquilamente, porém, cada caso é um caso, recomendamos pesquisar um pouco mais antes de fazer a caminhada, pois ela pode ser desafiadora.

Leve água, um pequeno lanche (barras de cereal, frutas) para se hidratar e manter as forças na subida. Após chegar no topo, aprecie a vista e faça um lanche para repor as energias para quando for descer. Na nossa experiência, temos a seguinte premissa: quando necessário, vamos devagar e chegaremos ao objetivo. Nos planejamos para isso. Dito isso, se precisar, vá devagar, faça paradas e aproveite a caminhada e o ambiente.

No período de inverno, vá agasalhado, o frio por lá é intenso, assim como na maioria das regiões montanhosas.

Leve sua câmera/celular e tire muitas fotos!

A subida para os Mirantes da Pedra da Macela

Ao estacionar, você perceberá que a estrada de acesso que você veio de carro, continua para algum lugar, no entanto, não é permitido o acesso de veículos adiante do estacionamento. Para iniciar a caminhada para os Mirantes da Pedra da Macela, o carro fica estacionado próximo a guarita e basta seguir a pé nessa estrada continuamente. Após alguns metros de caminhada, será necessário passar por uma porteira. Esse obstáculo pode estar aberto ou fechado, mas existe uma passagem de pedestres na lateral direita por onde os visitantes podem passar.

Porteira para acesso a estrada de subida aos Mirantes da Pedra da Macela.

Como já mencionado anteriormente em outra seção deste artigo, a caminhada é feita em boa parte por uma subida íngreme, que apresenta desafios para pessoas sem muito preparo físico, contudo, o caminho é praticamente inteiro calçado de bloquetes, como uma rua normal, o que facilita bastante, pois não é preciso ficar desviando de obstáculos, abaixando, subindo degraus naturais e outras dificuldades que encontramos em outros tipos de trilhas. A única observação neste caso é, tome cuidado para não escorregar, alguns trechos da estrada podem estar molhados e apresentar este risco.

Em aproximadamente 3/4 do caminho, você vai se deparar com uma pedra enorme, inclusive já cortada, na margem direita, entrando um pouco na estrada. Essa pedra soltou da encosta e deslizou para o caminho em Abril de 2022, o que interditou essa trilha por 3 meses. Este é um bom ponto para reduzir o ritmo da caminhada e observar a erosão e o deslizamento.

Mirantes da Pedra da Macela

Após o deslizamento, você já estará bem próximo ao topo. Chegando lá, será possível escolher diversos pontos para observar a Pedra da Macela e a Baía de Paraty. É um pequeno trecho de trilha em terra/mata e já se chega aos mirantes, portanto, explore o local e escolha um lugar para apreciar a vista. Atualmente, existe também um banheiro seco no topo, caso se faça necessário.

Mirante da Pedra da Macela e a Baía de Paraty

Acampamento no Local

Existe sim a possibilidade de acampar por lá. Tanto na base próximo ao estacionamento antes da subida, quanto no topo, próximo aos mirantes. Existem algumas restrições de dias da semana para o acampamento. Pelo que o guarda e um funcionário do ICMBio informaram em uma das últimas visitas que fizemos, o acampamento só é permitido de sexta para sábado e de sábado para domingo e um dia antes de feriados. Entretanto, como o lugar está passando por mudanças de infraestrutura, isso pode ser alterado, por isso, informe-se no local antes de proceder com o acampamento.

Lembre-se, se for acampar, principalmente na parte do topo, esteja bem preparado e com os devidos equipamentos e vestimenta, pois o local não vai oferecer qualquer tipo de infraestrutura para quem ali estiver e, além disso, o clima pode ser bem rigoroso. E como uma nota, que pode soar como clichê para os trilheiros experientes, leve de volta todo o seu lixo para descarte em local apropriado. Sempre!

Melhor época para visitar

Como qualquer trilha de montanha, a melhor época de visita é sempre fora do tempo chuvoso. Ou seja, no intervalo entre os períodos de chuvas torrenciais como o período de verão e durante algumas semanas antes e depois.

Sempre preferimos fazer este tipo de atividade entre maio e setembro.

Dicas Adicionais

Aproveite que está no setor Pedra da Macela e faça a Trilha da Janela do Mar. Dependendo do horário que você chegar ao local você consegue fazer as duas facilmente, além disso, como é uma trilha rápida, dá pra se programar para ver o nascer do sol no Mirante da Janela do Mar. Depois é só partir para a subida dos Mirantes da Pedra da Macela.

Confira também outras atrações na cidade Cunha (SP), que mostramos no post A Natureza ao redor de Cunha/SP e também no post Cunha/SP – Cidade das Serras!

Vídeo

Neste vídeo fazemos a subida aos Mirantes da Pedra da Macela e outras trilhas em Cunha (SP):

Por fim…

A Pedra da Macela oferece uma experiência única para amantes da natureza e aventureiros. A trilha, com seus desafios e recompensas, proporciona uma imersão completa na exuberante Serra da Bocaina. A vista panorâmica da Baía de Paraty e da Pedra da Macela do topo do mirante é simplesmente deslumbrante e recompensa todo o esforço da subida. Com infraestrutura em constante melhoria e a possibilidade de acampar, o local se torna ainda mais atrativo para aqueles que buscam um contato mais íntimo com a natureza. No entanto, é fundamental estar preparado para a aventura, com o equipamento adequado e um bom condicionamento físico, para garantir uma experiência segura e prazerosa.

Siga-nos também no Instagram e YouTube para mais conteúdo desse destino e vários outros.

rekrotas no Instagram (@rekrotas)

rekrotas no YouTube (@rekrotas)