Como preparar o carro para viagens de aventura

Manutenção preventiva, kit de ferramentas essencial e o sistema de organização que usamos na nossa TR4

Conteúdo deste artigo:

Introdução

Dizem que quem tem carro antigo não tem sossego, tem hobby. Nós discordamos. Quem tem um 4×4 bem cuidado tem liberdade. Nossa viatura atual (em 2025) é uma Mitsubishi Pajero TR4 2007. Ela já passou dos 175 mil km rodados e nos leva para lugares onde muito carro zero não entra. Mas, para confiar nela em expedições de centenas de quilômetros, o segredo é saber exatamente como preparar o carro para viagens, levando em consideração desde a manutenção até equipamentos essenciais.

Nossa filosofia é simples: gastar de forma planejada na oficina uma vez ao ano para não gastar o triplo com guincho e hotel no meio do nada.

Abaixo, abrimos o capô da nossa estratégia de manutenção, o checklist na garagem antes de sair e o kit de ferramentas que mora no porta-malas.

Direto ao Ponto (TL;DR)

  • A “Revisão Geral”: Uma vez por ano o carro vai para a oficina para trocar todos os fluidos, filtros e revisar freios/suspensão. É o “reset” anual.
  • O Check-up de Garagem: 1 semana antes da viagem, verifico vazamentos, nível de óleo (TR4 baixa óleo, é normal), luzes e pneus.
  • Kit de Sobrevivência: Cinta de reboque, compressor 12v, auxiliar de partida e ferramentas para reparos médios, se necessário.
  • Organização: Usamos Cases no teto para compensar o porta-malas pequeno, assim conseguimos carregar os equipamentos e também as bagagens.

A Manutenção Anual

Não esperamos o carro quebrar para arrumar. Anualmente, paramos o carro para uma inspeção geral na nossa oficina de confiança. É quando “sangramos” o orçamento para garantir a paz de espírito.

Nessa parada, pedimos para o mecânico verificar tudo, mas os itens obrigatórios são:

  • Fluidos: Troca de óleo do motor, verificação dos óleos de diferenciais e caixa de transmissão.
  • Filtros: Troca de todos (Óleo, Combustível, Ar e Cabine).
  • Segurança: Revisão completa do sistema de freios (discos e pastilhas) e arrefecimento (radiador e mangueiras).
  • Suspensão: Como fazemos off-road, a suspensão sofre mais. Aproveitamos esse momento para trocar buchas, bieletas.

Dica de Ouro: Aproveite essa parada anual para fazer uma melhoria planejada. Em 2025 por exemplo, escolhemos fazer um upgrade na suspensão, incluindo Lift de 2 polegadas. Assim o carro está sempre evoluindo sem falir o dono de uma vez só.

O Check-up de Garagem

Tirar o carro da oficina não significa que ele está pronto para sempre. Alguns dias antes de viajar, eu desço para a garagem para o “pente fino”.

Preparando o carro para viagens: Manutenção rápida das bieletas da suspensão dianteira em casa.
Troca das Bieletas Dianteiras em Casa

O que eu olho:

  • Nível do Óleo: A TR4 tem a fama de “sumir” com óleo, e isso é característica do motor, não necessariamente defeito. Eu verifico e completo se necessário.
  • Inspeção Visual: Deito embaixo do carro. Procuro gotas novas no chão, buchas ressecadas ou peças soltas.
  • Fluidos e Freios: Verifico nível do arrefecimento, direção hidráulica e freio. Dou uma olhada na espessura das pastilhas.
  • Luzes: Teste completo de setas, freios, faróis e ré.
  • Calibragem dos Pneus: Verifico a calibragem de todos os pneus, incluindo o estepe.

A Regra Inegociável: Se eu encontrar um sinal crítico (um vazamento estranho ou barulho novo) na véspera, a viagem é abortada. A segurança vem antes do destino.

O Kit de “Sobrevivência Mecânica”

Não sou mecânico, mas sou curioso e prevenido. Carrego ferramentas suficientes para tentar resolver possíveis problemas, me permitindo assim, chegar até uma oficina ou até voltar para casa.

O que sempre está no carro:

  • Ferramentas: Um jogo completo de chaves soquete e boca, alicates e chaves de fenda. Consigo desde desmontar um acabamento até remover um cardan se assim for preciso.
    • Kit Obrigatório: Esse é essencial e inegociável: Triângulo de Emergência, Macaco e Chave de Roda.
  • Fluidos de Emergência: 1 Litro de óleo de motor (sempre!) e kit de lâmpadas reserva.
  • Resgate e Pneus:
    • Compressor de ar 12v (para calibrar após trilhas ou pneu murcho).
    • Kit de reparo de pneus (“macarrão”).
    • Auxiliar de partida portátil (o famoso “chupeta powerbank”).
    • Cinta de reboque e anilhas (para ajudar ou ser ajudado).
    • Pá pequena (para desatolar).

Organização: Cases e Bins

Quem tem TR4 sabe: o porta-malas é quase decorativo. Para levar todo esse equipamento + bagagem de viagem, usamos o rack de teto com dois Cases Rígidos (Pelican V700) e dois Organizadores BIN número 8, no porta malas.

Organizadores "Bin" para organização de itens no porta malas
Organizadores “Bin” para organização de itens no porta malas

Geralmente, nos cases do rack de teto, colocamos coisas que não precisamos frequentemente e equipamentos de camping em geral. Nos bins, no porta-malas, colocamos os equipamentos de emergência e ferramentas.

Itens em um dos Cases Pelican V700, no rack de teto do carro
Itens em um dos Cases Pelican V700, no rack de teto do carro

Caso tenha se interessado, é possível adquirir os cases Pelican V700 direto com a importadora oficial da Pelican no Brasil, via Mercado Livre: Case V700 Vault Pelican.

Estratégia de Combustível

Não adianta o carro estar perfeito e colocar “suco de dinossauro batizado” no tanque.

Quando estou em casa, ou andando na minha região, uso gasolina aditivada de um posto regional de confiança, onde já testei a qualidade e sei que é bom e, além disso, o preço é muito bom e competitivo. Nunca tive problemas.

No entanto, quando vamos para um destino um pouco mais longe, já prefiro abastecer em postos “mais conhecidos”. Costumo seguir o seguinte pensamento:

🥇 1ª Opção: Shell V-Power
🥈 2ª Opção: Petrobras (BR) Grid
🥉 3ª Opção: Ipiranga Ipimax (DT Clean)
⚠️ Emergência: Postos com alto fluxo de caminhões/veículos.

Isso garante que o combustível que estou colocando, tenha boa procedência e não afete o funcionamento do veículo.

E Agora?

Seu carro é sua ferramenta de liberdade, não deixe ele virar sua âncora.

  1. Agende sua revisão preventiva (não espere o barulho aparecer).
  2. Monte seu kit básico de ferramentas (macaco e chave de roda não bastam).
  3. Se preparando para a pegar a estrada? Faça o check-up visual antes de ligar o motor.

Com o roteiro de viagem pronto, o carro revisado e o Kit de Primeiros Socorros na mochila, você está pronto para qualquer estrada.

Boa viagem!


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