Trilha das Cachoeiras | Cunha/SP

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha

Conteúdo deste artigo:

Objetivo e Dados da Trilha

A Trilha das Cachoeiras percorre uma antiga estrada desativada, em parte, margeando o Rio Paraibuna. É possível observar importantes áreas preservadas da Mata Atlântica de altitude. Por esse motivo, a fauna e a flora locais são bastante ricas e diversificadas. Ao longo do percurso, os aventureiros encontram cachoeiras e águas cristalinas dos rios Paraibuna, Bonito e Ipiranguinha. Contudo, o ponto alto da trilha é a Cachoeira do Ipiranguinha, com suas quatro quedas d’água e poços convidativos para um refrescante mergulho.

Tipo: Caminhada

Dificuldade: Moderada

Distância: ~15km ida e volta (sendo aproximadamente 7,5 km de somente ida)

Tempo até o objetivo principal: de 2h a 3h.

Tempo total de caminhada: de 5h a 6h

Elevação: Mínimo de ~999 metros e Máximo de ~1142 metros

Data da visita: 22/05/2024

Tracklog do Wikiloc

Caso não consiga visualizar a trilha, clique no título para visualizá-la direto no Wikiloc. Powered by Wikiloc

Localização

A Trilha das Cachoeiras fica localizada no Parque Estadual da Serra do Mar em Cunha, São Paulo. O ponto de partida mais comum até a portaria do PESM de Cunha é justamente a partir da cidade de Cunha. Para chegar até lá, são aproximadamente 30 km de estrada a partir do centro da cidade. Parte do caminho é feito pela estrada Cunha – Paraty. A saída é em direção ao Bairro Paraibuna/Bairro Sítio. Há sinalização na estrada com algumas placas indicando sobre o parque.

Infraestrutura

Do caminho

O trecho de Cunha até a saída mencionada é todo pavimentado e por todas as vezes que passamos no local, o asfalto estava em ótimas condições. No entanto, ao sair da estrada Cunha – Paraty, serão aproximadamente 20km em estrada não pavimentada. Portanto, se prepare para um trecho grande de estrada de terra, que pode conter partes com erosão e passagem lenta. O Google Maps/Waze te levam até a portaria do parque, mas também fique atento às placas que estarão indicando o caminho.

Do Parque

A partir da portaria do parque, existe estacionamento amplo. O centro de visitantes oferece uma boa infraestrutura com banheiros e bebedouro para abastecer a garrafa d’agua, além de oferecer também uma exposição sobre a fauna/flora da Mata Atlântica encontrada na região.

Além da Trilha das Cachoeiras, existem algumas outras trilhas no local, todas partindo do Centro de Visitantes. Há sinalização das entradas das trilhas e dos atrativos no parque, algumas delas sendo restritas à visita monitorada e outras de acesso livre (autoguiado).

Da Trilha

A Trilha das Cachoeiras é autoguiada e bem sinalizada, conta com indicativos de direção e distância até o objetivo. Ela é percorrida, em sua maior parte, por uma estrada antiga, hoje desativada. Essa estrada é larga e o solo é consistente, sem muitos obstáculos. Na parte final da trilha caminhamos por dentro da mata, como uma trilha mais fechada, mas que ainda possui as devidas marcações. No final da trilha ao alcançar as cachoeiras, existem placas de atenção com as pedras escorregadias e sobre os perigos que podem ocorrer por ali, portanto, atente-se à sinalização.

Valores/Ingressos

Os ingressos para o Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Cunha, custaram para nós na data da visita R$ 19,00 por pessoa. Não foi preciso pagar taxa adicional para o estacionamento, nem para a trilha.

Com relação aos ingressos é importante consultar o site do Parque, pois existem diversos tipos de ingresso, como meia entrada para alguns públicos, como crianças, estudantes e idosos.

Além disso, para fazer a Trilha das Cachoeiras é necessário agendar com antecedência pelo site, pois o número de visitantes permitidos diariamente na trilha é limitado.

Para compra de ingressos e agendamento das trilhas visite: Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha.

Preparativos

Para aproveitar ao máximo a experiência, não esqueça de levar: água, alimentos leves, chapéu/boné, óculos de sol, câmera fotográfica e um bom tênis de trilha.

Chegue cedo, pois a trilha só pode ser acessada entre às 8h e 11h da manhã, devido a sua extensão, duração e conservação. O limite diário de pessoas na trilha é de 60 pessoas, por isso, agende sua visita com antecedência.

Se possível, estude e leve em seu smartphone o tracklog da trilha, para percorrê-la sem grandes dificuldades.

A Trilha das Cachoeiras

Embora denominada como moderada (ou intermediária), a Trilha das Cachoeiras não oferece muitas dificuldades, a não ser pela distância/tempo de percurso. Para os mais experientes, é uma trilha fácil, para os iniciantes, pode até se tornar difícil. A trilha não tem grandes elevações repentinas, não tem escaladas complexas e nem travessias por água.

A caminhada pelo trecho principal (a estrada desativada), é tranquila e oferece vistas impressionantes do Rio Paraibuna e algumas de suas quedas d’agua, como o Cachoeirão.

Cachoeirão, visto a partir da Trilha das Cachoeiras, em Cunha/SP

O mais importante para esta trilha é se atentar e seguir as placas indicativas. Durante a caminhada, aproveite para escutar os sons da natureza, os animais, o vento batendo nas árvores, o rio correndo e as quedas d’água. Esses elementos estão presentes durante todo o percurso, e embora possa ser difícil distinguir um do outro às vezes, isso não os torna menos relaxantes.

Ponte do Riacho da Trilha das Cachoeiras

Ao chegar na pequena ponte que atravessa o riacho, é hora de iniciar o trecho, que podemos dizer que é o mais complexo da trilha. Assim, entramos no meio da mata, e seguimos por um bosque que nos leva cada vez mais próximos aos sons e as quedas d’agua do Rio Ipiranguinha.

No final da trilha, ao chegar no objetivo, as quedas d’agua do Rio Ipiranguinha, temos a opção de explorar o local e contemplar as quatro cachoeiras ali presentes. Contudo, nesse trecho, é bom ter um pouco mais de cuidado devido as pedras escorregadias e soltas da Cachoeira, principalmente se for se banhar.

Primeira Queda D'água do Rio Ipiranguinha no final da Trilha das Cachoeiras.
Primeira Queda D’Água
Quarta Queda D'água do Rio Ipiranguinha no final da Trilha das Cachoeiras.
Quarta Queda D’Água

É uma das trilhas mais recompensadoras que já fizemos. Porém, após tomar banho e contemplar a natureza, é hora de pegar o trecho de volta, caminhar aproximadamente 7 km de volta ao Centro de Visitantes e finalizar o dia com a satisfação de conhecer esse lugar exuberante!

Acampamento

Não é possível acampar dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, no núcleo Cunha. Contudo, na região externa ao parque existem acampamentos particulares que recebem visitantes que vão até o parque ou para outras atrações na região. Os valores dos acampamentos são a partir de R$ 40,00 (na data de publicação deste artigo).

É possível encontrar também outras hospedagens com chalés e casas para alugar.

Melhor época para visitar

A época mais indicada para visitar a trilha é entre abril e outubro, quando o clima é mais ameno e as chances de chuva são menores.

Dicas Adicionais

Se estiver na região de Cunha, aproveite para conhecer a Pedra da Macela e seus Mirantes e também a Trilha da Janela do Mar, ambos no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Confira alguns dos nossos artigos sobre a região:

Vídeo

Por fim…

A Trilha das Cachoeiras é uma excelente opção para quem busca contato com a natureza e aventura. Contudo, é preciso estar preparado para enfrentar os desafios da trilha. Enfim, com planejamento e cuidado, seguindo as instruções de segurança do parque, você terá uma experiência inesquecível na Serra do Mar.

Siga-nos também no Instagram e YouTube para mais conteúdo desse destino e vários outros.

rekrotas no Instagram (@rekrotas)

rekrotas no YouTube (@rekrotas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.