Passa Quatro/MG – Mais uma vez em Minas!
Um dia conhecendo um pouco de uma cidade cheia de história e riquezas naturais.
Conteúdo deste artigo:
Introdução
Não ouvir os sussurros do passado ao caminhar pelo trilho do trem que ligava os estados de São Paulo e Minas Gerais é quase impossível. O túnel de quase um quilômetro, guarda em suas paredes marcas e memórias da Revolução de 1932, fato histórico que foi desencadeado por insatisfação entre forças majoritariamente paulistas contra o governo de Getúlio Vargas. E através da história e de seus diversos pontos turísticos, Passa Quatro, é o destino mineiro escolhido para esse roteiro de um dia. Confira com a gente o que é possível fazer em um dia nessa encantadora cidade.
Data da Viagem: 19/11/2022
Motivo da Viagem: Sair da Rotina
Localização
Cidade situada no sul do estado de Minas Gerais, à 420km da capital mineira, compondo o circuito Terras Altas da Mantiqueira e que tem Cruzeiro/SP como cidade vizinha, na qual, fez parte do trajeto com partida de São José dos Campos/SP até Passa Quatro/MG.
Rota
Como mencionado, a cidade de partida até o destino em Passa Quatro/MG, foi São José dos Campos/SP. A viagem foi realizada de carro com duração de cerca de 2 horas e 160 km percorridos no trecho de ida.
Partindo de São Paulo/SP, são aproximadamente 320 km de distância e 3 horas e 40 minutos de viagem. Partindo do Rio de Janeiro/RJ são aproximadamente 270 km e partindo de Belo Horizonte/MG são 440 km.
Trecho de Carro – Com início na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no trevo do CTA em São José dos Campos/SP, seguimos sentido Rio de Janeiro até a saída 34 na cidade de Cachoeira Paulista. No trecho até a saída mencionada, passamos por 1 pedágio em Moreira César/SP. Ao pegar a saída 34, nos direcionamos à Rodovia Hamilton Vieira Mendes (SP-052), sentido Cruzeiro/SP. Seguimos ainda pela Rod. Hamilton Vieira Mendes, SP-052 e Rod. Cardeal Mota cruzando a cidade de Cruzeiro (tsc) em direção à subida de 7km pela Serra da Mantiqueira. Ao final da subida da serra, temos a divisa de estados SP/MG. A primeira cidade do estado mineiro já é Passa Quatro.
Atrativos
Mas afinal de contas, o que podemos fazer em Passa Quatro/MG? A Região oferece diversos tipos de turismo, desde gastronomia com degustação de Queijos e Cachaças, passeios guiados como o passeio da Maria Fumaça Leopoldina até o Túnel da Mantiqueira ou somente visitação autoguiada em atrativos na região. O nosso estilo de viagem, de forma geral são de visitações autoguiadas então, fazemos trilhas, na natureza, off-road, caminhadas para chegar até os atrativos. Abaixo seguem os atrativos que nós visitamos de forma autoguiada em Passa Quatro/MG
Túnel da Mantiqueira/Estação Coronel Fulgêncio
Na divisa, pelo lado mineiro, é possível chegar à linha do trem e à estação Coronel Fulgêncio por uma trilha que se inicia, próximo ao pórtico “Terras Altas da Mantiqueira”. Seu início é com calçamento de pedras, porém após alguns metros a mesma continua em estrada de terra. Todo o percurso até a estação dura por volta de 10 a 15 minutos. Ao chegar a estação, é possível andar pelos trilhos, contemplar a natureza ao seu redor e caminhar até a entrada do Túnel da Mantiqueira, no lado Mineiro.
Também fizemos a trilha, toda de terra, do lado de Cruzeiro/SP, que se inicia próximo ao Mirante “Garganta do Embaú”, que leva a outra entrada do Túnel da Mantiqueira, esta, do lado paulista. A duração é a mesma e o grau de dificuldade da ambas as trilhas é baixo, não sendo necessário um preparo físico avançado. Aos que viajam de carro, é possível deixar o carro em algum dos restaurantes próximos às entradas das trilhas (é sempre bom consumir algo, pelo menos, no restaurantes e conversar com alguém, só pra ter certeza de que o veículo estará seguro por ali).
Após a realização das trilhas, tanto do lado mineiro, quanto do lado paulista, seguimos de carro rumo ao centro da cidade de Passa Quatro, cerca de 10 minutos da divisa entre os estados.
Estação de Passa Quatro/MG
Essa estação é de onde parte o Trem da Serra da Mantiqueira – Maria-Fumaça – com destino a Estação Coronel Fulgêncio, na divisa com São Paulo. Na estação é possível comprar doces, queijos e cachaças, pois algumas lojas ficam situadas nas proximidades. Nesse dia não realizamos o passeio de trem. O funcionamento da atração se dá aos sábados, domingos e feriados. Mais informações podem ser obtidas no guichê da própria estação ou através do site – https://abpfsuldeminas.com/trem-da-serra-da-mantiqueira/
Igreja Matriz de São Sebastião
Está em perfeito estado, visitamos para contemplar a arquitetura e os vitrais. No dia não haviam quaisquer tipos de restrição quanto a entrada/visitação.
Escadaria do Cemitério
Consiste num lindo mosaico construído nos degraus da escadaria, retratando os mais famosos pontos turísticos da cidade.
Cachoeira da Gomeira
Localizada no bairro Fazenda Velha, na saída de Passa Quatro para Cruzeiro, é um atrativo natural de fácil acesso, logo na entrada há uma placa que indica que não se pode seguir de carro, é necessário estacionar e seguir a pé por uma trilha que dura uns 15 minutos, porém essa trilha se divide, e para esse dia seguimos a que nos levou a parte baixa da cachoeira. Não é cobrado ingresso, mesmo que o acesso seja por propriedade privada, inclusive, caso aviste alguém, é legal conversar para obter instruções sobre a trilha da cachoeira e sobre locais próximos para comer.
Viajar tem a ver com viver experiências, e tais experiências podem estar em qualquer pedacinho da viagem, sejam elas numa trilha, num bar ou restaurante, numa esquina, buscando informações com um estranho ou tirando fotografias. Essa viagem nos mostra que se pode obter uma experiência completa com apenas um dia de viagem, que podemos obter uma imersão na história, na cultura, na gastronomia, na arquitetura, nos recursos naturais e no modo de vida de seus habitantes. Viajar à Passa Quatro nos transporta a tudo isso, conhecer essa cidade mineira poderá lhe proporcionar um momento de descanso e tranquilidade em meio aos problemas e responsabilidades diárias.
Siga-nos também no Instagram e YouTube para mais conteúdo desse destino e vários outros.